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Por que falamos em novas práticas de gestão?

O mundo mudou muito nos últimos 200 anos, e que bom que surgiram novas práticas de gestão neste período, não é mesmo? Já imaginou se continuássemos sendo meros apertadores de botões em pleno século XXI? Credo…

Toda essa mudança que ocorreu nas práticas de gestão é devida às 4 revoluções industriais que tivemos desde os anos 1765. E eu gostaria de trazer uma reflexão sobre essas revoluções para que você possa entender o contexto das novas práticas de gestão e ainda ter insights sobre possíveis inovações para seu modelo de gestão como líder. Afinal, quando a gente fala em “novas práticas”, são novas por quê? Bora entender!

Práticas de gestão das 4 revoluções industriais

As revoluções industriais nos últimos 200 anos provocaram profundas transformações na nossa sociedade. Vivemos uma era que chamamos de “a era das grandes transformações”. Hoje, as transformações continuam acontecendo, numa velocidade bem maior: 

Vivemos na era da transformação digital. Mas como chegamos até aqui?

1ª revolução industrial – meados de 1765 e iniciada na Inglaterra

Aqui se falava da primeira estruturação das Indústrias e começou tudo de uma maneira muito embrionária. Nem era mencionado o termo “modelo de gestão”, pois a preocupação maior era migrar a produção artesanal para uma produção em massa. Aqui, eles começaram a profissionalizar um pouquinho as métricas de gestão, mas ainda tentando entender como que se poderia deixar claro os papéis e as responsabilidades, quando que poderia otimizar o trabalho de tal forma que se utilizassem menos recursos para produzir mais.

2ª revolução industrial – a partir de meados de 1870

Esse período da história é um período da gestão que chamamos de comando e controle, porque é uma época em que se falava muito do papel do gerente como “O cara”, a única pessoa ali na operação que realmente pensava. E as demais? Eram simplesmente mecanismos de uma linha de produção: apertadores de botão.

Quando falamos de liderança, ela é extremamente controladora nessa época, a equipe ficava posicionada na linha de produção onde deveria, e o líder controlava milimetricamente para que aquilo fosse feito da maneira que tinha que ser feito.

3ª revolução industrial – em torno de 1969

Mesmo o homem já tendo pisado na lua, aqui começamos a falar sobre os primeiros computadores, automação das linhas de produção, telecomunicações, equipamentos eletrônicos… No mundo da gestão, a revolução começou um pouco antes, logo após a Segunda Guerra, pois é quando começam a surgir autoridades científicas em diversas partes do mundo, especialmente no Japão, onde criam um modelo de gestão que denominam de Lean Manufacturing, que é uma gestão de produção enxuta para maximizar o valor e que depois se espalhou pelo mundo todo.

A ideia é que os trabalhadores desse modelo fossem cada vez mais autônomos para que eles enxergassem os desperdícios que estariam acontecendo na linha de produção ou no processo de trabalho. O bom desse modelo de gestão é que ele se aplica a diversas áreas e não apenas à indústria.

Essa é uma revolução que impactou muito os modelos de liderança pelo mundo. Peter Drucker foi o primeiro dessa época a falar que não cabia mais ao trabalhador ser exclusivamente um trabalhador braçal. Agora, o ser humano não tem mais essa solução exclusiva de apertador de botão, mas a importância de gerir o conhecimento.

Nessa mesma época, com o aumento acelerado da concorrência entre as empresas, aumentou também a importância de ter foco no consumidor, fazendo com que as empresas tentassem entender suas necessidades e criassem produtos voltados a essas necessidades, começa a surgir todo pensamento de Marketing e comunicação. Antes disso, a indústria meio que determinava a necessidade do cliente, pois é como dizia Henry Ford: 

“Eu posso te vender qualquer tipo de carro, qualquer cor de carro, contanto que seja preto”

4ª revolução industrial – é a que vivemos hoje

Hoje, vivemos a era da transformação digital e isso impacta nossa vida como líderes de equipe, líderes de nós mesmos, como consumidores, entre outras facetas que temos.

Focando na questão de liderança, essa 4ª revolução está alterando profundamente as nossas relações de trabalho em relação a como nos comunicamos com a equipe, com nossos pares e, também, como podemos praticar uma liderança mais moderna que acompanhe essas mudanças que ocorrem no mundo. Estarmos atualizados é a chave aqui.

A profundidade dessas mudanças causadas pela transformação digital transformam sistemas inteiros de produção, gestão e governo, mas especificamente pelo seu poder exponencial. Como assim? 

Já vimos empresas inteiras desaparecendo do mercado em função dessa transformação digital. Você se lembra de alguns exemplos?

Portanto, líder, esse novo mundo digital está exigindo um novo padrão mental, uma nova forma de se relacionar com os seres humanos. A ciência já mostra que nós temos um processo de resistência àquilo que é novo, e isso é natural, até porque, a tecnologia tem evoluído muito mais rápido que a mentalidade humana e, às vezes, fica difícil acompanhar tanta mudança. Essa disparidade causa um certo cansaço em nossa mente porque a todo momento estamos tendo que corrigir a rota, e muito rapidamente. Você sente esse efeito também no seu dia a dia?

A psicóloga KüblerRoss estudou como as pessoas reagem às mudanças. Isso é uma teoria interessante, pois se você vai fazer alguma mudança mais expressiva no seu time, o natural é que as pessoas resistam à mudança no primeiro momento. É o choque. Depois vem a negação, a frustração e a depressão, para depois, a pessoa começar a perceber que ela precisa experimentar o novo.

Portanto, quando falamos em novas práticas de gestão, não se trata de modinha como muitos pensam. Se trata de acompanhar as mudanças que ocorrem para você não ficar para trás e ser engolido pela transformação digital nesse novo momento da história que vivemos. Inclusive, se pararmos para pensar, essa relutância de tentar ficar apenas no que deu certo até agora e não experimentar coisas novas pode ser a fase da negação. Concorda?

Como seriam as novas práticas de gestão?

Tudo que eu trouxe para você aqui sobre as revoluções industriais é para que você possa experimentar esse novo jeito de fazer as coisas, aproveitar as oportunidades, entender as novas metodologias e recriar sua liderança.

As novas práticas de gestão são maneiras atualizadas e modernas de você pegar um processo pequeno dentro da sua equipe, da sua empresa e reestruturá-lo em um determinado modelo pensando de maneira digital, otimizada e aberta ao novo.

Nos próximos artigos, vamos entrar em detalhes sobre quais são e como aplicá-las na prática.

Dá só uma olhada na figura abaixo no que vem por aí 😉